segunda-feira, 9 de maio de 2016

Lugares Lituanos nos Estados Unidos: Estátua de Rei Jogaila


Por: Dr. Erick Reis Godliauskas Zen 
Twitter @erickrgzen 

Foto: Erick Zen
Estátua de Jogaila Central Park.
Foto: Erick Zen

Entre os lugares lituanos nos Estados Unidos encontramos no meio, literalmente, do Central Park em Nova York a estátua do Rei Jogaila (1348-1424). A estátua foi esculpida por S. Ostrowski e é uma cópia de uma estátua existente em Varsóvia na Polônia, mas que foi destruída durante a Primeira Guerra Mundial.

Foto: Erick Zen
Estátua de Jogaila Central Park.
Foto Erick Zen
A estátua foi criada para o pavilhão polonês na exposição de Nova York, em 1939. No entanto, durante a exposição a Polônia foi ocupada pela Alemanha Nazista. O pavilhão polonês foi transferido para o museu polonês devido a um pedido do prefeito de Nova York e do Cônsul polonês. Posteriormente a estátua foi doada para a cidade de Nova York e colocada no Central Park.

Como a estátua foi construída por poloneses a grafia do nome utilizada, evidentemente, foi a polonesa por isso podemos ler na base da estátua Jagiello.


Para os não familiarizados com a história polonesa e lituana, Jogaila foi Grão Duque da Lituânia e Rei da Polônia. Sua trajetória começou em 1377 quando se tornou Grão Duque da Lituânia. Casou-se com a herdeira do trono polonês Jadwin, converteu-se ao cristianismo em 1386 e declarou a Lituânia como católica no ano seguinte, sendo, portanto, o último rei pagão da Lituânia.


Com a morte de Jadwin assume o trono polonês dando início a União Polonesa-Lituana. Sua dinastia durou até 1572 sendo uma das dinastias mais influentes na Europa Medieval.

Estátua de Jogaila. Foto: Erick Zen
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário