quinta-feira, 2 de junho de 2016

Organizações Lituanas nos Estados Unidos: Aliança Lituana na América


Por Dr. Erick Reis Godliauskas Zen
Twitter: @erickrgzen 

Foto: Erick Zen
No mês passado tive o prazer de conhecer uma das mais antigas associações lituanas nos Estados Unidos: a Susivienijimas Lietuviu Amerikoje (Aliança Lituana na América). Além de ter sido muito bem recebido, permitiram que realizasse toda a minha pesquisa na documentação da instituição, mesmo sem eu conhecer ninguém previamente (muito obrigado, lituanos!).

A história da Aliança é particularmente relevante, pois nos coloca diante da diversidade de tendências sócio-políticas dos lituanos da primeira leva imigratória, que chegou aos EUA na segunda metade do século XIX. A Aliança foi fundada por iniciativa daquele que pode ser considerado um dos “pais fundadores” da Lituânia moderna: Doutor Jonas Šliūpas (1861 - 1944), médico e filósofo, fundador da Social Democracia na Lituânia. Viveu nos Estados Unidos onde atuou como um dos principais organizadores dos imigrantes lituanos fundando jornais e associações.

Foto: Erick Zen

Entre estas, a mais importante foi a Susivienijimas Lietuviu Amerikoje (Aliança Lituana na América) que se originou como uma alternativa Lietuviu Kataliku Susivienijimui Amerikoje (Aliança Lituana Católica na América) e inicialmente reuniu como sócios lituanos de diferentes tendências políticas: liberais, socialistas e comunistas que, posteriormente, se separaram e formaram novas associações. Jonas Šliūpas acreditava que as organizações católicas não estavam contribuindo para a formação da nação lituana uma vez que se vinculavam às tradições polonesas. Assim, Šiūpas, ateu materialista e socialista, acreditava ser necessário um novo caminho para a formação da identidade nacional lituana.
A Susivienijimas Lietuviu Amerikoje (Aliança Lituana na América) foi fundada em 1886 e passou por muitas transformações ao longo de tantas décadas de atuação, sempre com o propósito de preservar a cultura lituana nos Estados Unidos, atuando até os dias de hoje.

  • Quer saber mais histórias como essa? Conheça o livro Identidade em conflito: os imigrantes lituanos na Argentina, Brasil e Uruguai (1920 -1955), pode ser adquirido AQUI 
  • Conheça também o ensaio biográfico Mataram Alfonsas Marma, Imigração, Comunismo e Repressão. Rio de Janeiro: Aped, 2015. Pode ser adquirido AQUI 
  • Se você gostou deste texto assine o blog inscrevendo o seu email para receber as informações.
  • Acompanhe nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário